segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Encontro Estadual fortalece a caminhada dos técnicos agrícolas potiguares

A cidade de Lagoa Nova localizada na região da Serra de Sant´Ana no Rio Grande do Norte foi palco do II Encontro Estadual dos Técnicos Agrícolas do Rio Grande do Norte entre os dias 16 e 17 de outubro de 2009, no Centro de Treinamento da EMATER-RN.

Presentes técnicos agrícolas das regiões do Mato Grande, Grande Natal, Agreste, Seridó, Oeste e Vale do Açu num clima de alegria e construção política passaram estes dois dias aprofundados o papel das organizações da categoria profissional na sociedade.

Esteve presentes o Secretário de Estado de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária – SEARA, Dr. Canindé de França, o Prefeito Municipal de Lagoa Nova, Sr. Erivan Costa, a Srª Dalvanise Maria de Medeiros Santos, representando a Superintendência do Banco do Nordeste do Brasil no RN, Srª Maria José, representando o Governo do Estado e a diretoria da EMATER-RN.

Representando a Federação Nacional dos Técnicos Agrícolas o Téc. Agr. Mário Limberger, presidente, e o Téc. Agr. Heli Schlickmann, do Sindicato dos Técnicos Agrícolas de Santa Catarina.

Fundação da UNITARN

Na tarde do dia 16 de outubro houve a fundação da Cooperativa de Serviços Técnicos Agrícolas do Rio Grande do Norte – UNITARN que representa um avanço no processo de organização do Movimento Nacional dos Técnicos Agrícolas.

A UNITARN irá desempenhar o papel de assistência técnica nas comunidades rurais do Rio Grande do Norte, bem como em diversos outros setores da produção agrícola potiguar. O Téc. Agr. Ivanilson Pereira de Araújo, atual presidente da ATARN foi eleito para presidir a Cooperativa de Trabalho.

Palestras

A palestra inaugural do Encontro cujo tema “Os impactos da crise econômica na fruticultura potiguar” foi apresentado pelo Gestor do Projeto de Fruticultura do SEBRAE-RN, Franco Marinho Ramos, e pelo pesquisador da Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN – EMPARN, Drº Amilton Gurgel de Araújo.

A luta dos técnicos agrícolas pelo piso salarial, Conselho Próprio e pela manutenção do Decreto 4.560/02 foi abordado na primeira palestra do dia 17 de outubro pelo Téc. Agr. Mário Limberger, presidente da FENATA.

A terceira palestra veio de encontro a organização da classe trabalhadora nas centrais sindicais com os ativistas Alexandre Guedes, da Executiva Estadual da Coordenação Nacional de Lutas – CONLUTAS e Santino Arruda, da Intersindical.

A última palestra proferida pelo deputado estadual Fernando Mineiro (PT-RN) tratos da Lei 11.947/2009 que trata da compra da merenda escolar dos agricultores familiares, um tema muito oportuno para todos que trabalham neste setor da agricultura brasileira.

Prêmio Técnico Agrícola Potiguar.

Durante as comemorações dos 25 Anos do Movimento Potiguar dos Técnicos Agrícolas na noite do dia 17 de outubro, os dirigentes homenagearam 05 colegas que contribuíram com a consolidação das entidades, são eles:

Téc. Agr. Mário Limberger

Formado Técnico Agrícola pela Escola Agrotécnica de Sertão-RS foi presidente da Associação dos Técnicos Agrícolas do Rio Grande do Sul entre 1975-1981, fundador e presidente da Federação Nacional dos Técnicos Agrícolas, com sede em Porto Alegre-RS.

Téc. Agr. Milton Araújo

Formado pela Escola Agrícola de Jundiaí, em Macaíba-RN, trabalho durante muitos anos no Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do RN – EMATER, foi presidente da Associação dos Técnicos Agrícolas do Estado do Rio Grande do Norte – ATARN entre 1985-1989.

Profº Rivaldo de Oliveira.

Formado pela Escola Agrícola de Areia-PB foi um dos fundadores da Escola Agrícola de Jundiaí, em Macaíba-RN.

Téc. Agr. Severino Carlos de Oliveira (in memorian)

Formado na Escola Agrícola de Jundiaí, em Macaíba, trabalhou na CIDA, em Natal, e foi presidente da comissão pró-fundação da ATARN em 1984.

Téc. Agr. Francisco Canindé Teixeira Pinto

Formado na Escola Agrícola de Jundiaí, foi membro da Comissão Pró-fundação da ATARN e desde então participa da diretoria da Associação e do Sindicato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário